Olhos sanpaku

Na época em que o Michael Jackson morreu, muita gente lembrou que ele tinha “olhos sanpaku”.
Sanpaku é uma palavra em japonês que significa “três brancos” e define os olhos onde a área branca do globo fica visível também na região inferior ou superior, entre a íris e a pálpebra.
kennedy1 Olhos sanpaku
Presidente John Kennedy tinha olhos sanpaku
Ok. Pessoas com olhos sanpaku existem. A questão é saber se isso é sinônimo de alguma coisa.
michaeljacksonsanpaku Olhos sanpaku
Sanpaku em "Moonwalker"
Uma amiga do meu amigo e colega Cristiano Dalcin diz que os sanpakus são amaldiçoados, morrem cedo e de maneira trágica. É o que teria acontecido com Michael Jackson, princesa Diana e John Kennedy, por exemplo.
Numa abordagem mais “científica”, encontrei várias fontes relacionando a condição sanpaku com um “grave estado de desequilíbrio físico e espiritual”.
Foi o livro “Sois todos sanpaku“, do japonês George Ohsawa, criador da macrobiótica, que trouxe para o ocidente o conceito de sanpaku. A publicação afirma:
O sanpaku perdeu o contato consigo mesmo, com seu corpo e com as forças naturais do universo. Os sintomas do sanpaku podem ser reconhecidos como fadiga crônica, baixa vitalidade sexual, reflexos ruins, mau humor, incapacidade de dormir bem e falta de precisão nos pensamentos e ações. A macrobiótica é a maneira simples e natural de corrigir a perigosa condição sanpaku e criar um estado de saúde, harmonia e bem-estar, internos e externos.
A macrobiótica é baseada na antiga filosofia oriental das forças universais Yin-Yang. Em termos de bioquímica, se orienta na importante relação entre sódio e potássio no corpo.
Em resumo: para a macrobiótica, olhos sanpaku são um sinal de que as coisas vão mal, naquele momento ou período da vida da pessoa. Mas daí a dizer que trata-se de uma maldição? Pois há quem acredite que é isso mesmo.
O próprio George Osawa teria escrito um artigo no New York Times, prevendo a morte de John Kennedy, de seu irmão Bob, de Marilyn Monroe e de outras celebridades de Hollywood.
No mundo das artes, o tema sanpaku já ganhou várias referências. A mais bizarra é um jazz de gosto duvidoso do artista Michael Franks. Na música é possível ouvir um coral de backing vocalscantando “Sanpakuuuuuuu”. O lendário John Lennon também cantou sanpaku. Na cançãoAisumasen (I’m sorry), aos 2:31, ele canta o próprio diagnóstico, algo que ouviu de Yoko Ono:
When I’m down, real sanpaku
And I don’t know what to do
Quanto estou triste, verdadeiro sanpaku
Não sei o que fazer
E as citações não param por aí. O glorioso cinema brasileiro também deu sua contribuição, com o filme “A Maldição do Sanpaku“, estrelado por Patrícia Pillar e Rogéria (!!!). A maldicao do sanpaku carta Olhos sanpakuPatrícia interpreta uma sanpaku, namorada de um bandido. Ele acredita que a condição dela traz sorte, mas o desenrolar da trama (assim como o título) mostram que não é bem assim.
Para ser ainda mais científico, é preciso dizer que existem dois tipos de sanpaku, em conexão com a filosofia Yin-Yang.
Os “yin sanpaku”, com o branco aparecendo abaixo da íris, seriam pessoas mais fragilizados, “suscetíveis a perigos de origem externa”. É nesta lista que estão os sanpakus mais famosos, aqueles que morreram tragicamente.
Os “yang sanpaku” teriam mais propensão de “gerar perigo”, ou seja: teriam temperamento explosivo e violento. Este seria o caso do assassino Charles Manson.
Não encontrei nenhuma explicação, mas o olho da providência, um símbolo maçônico que aparece na nota de 1 dólar também é sanpaku:
olhodaprovidenciasanpaku Olhos sanpaku
Olho da Providência, símbolo maçônico, também é sanpaku
Mas resta a pergunta: existe mesmo a tal madição dos olhos sanpaku? Quem os tem, morre cedo? Deixo a resposta na mão do caro leitor, com base na lista de personalidades.
É importante lembrar que nem todas as fotos de determinada pessoa mostram olhos sampaku. Em muitos dos casos abaixo, foi difícil encontrar fotos que “comprovassem” a condição sanpaku. Será mesmo que ela existia? Ou foi meramente uma casualidade, um ângulo diferente dos olhos em relação às lentes da câmera?
Gente que morreu jovem e/ou tragicamente:
sanpaku lincoln Olhos sanpaku
Abraham Lincoln, assassinado aos 56 anos
sanpaku johnkennedy Olhos sanpaku
John Kennedy, assassinado aos 46 anos
sanpaku michaeljackson Olhos sanpaku
Michael Jackson, morte súbita aos 50 anos
sanpaku lennon Olhos sanpaku
John Lennon, assassinado em 1980
sanpaku diana2 Olhos sanpaku
Princesa Diana, acidente de carro aos 36 anos
sanpaku bobkennedy Olhos sanpaku
Senador Bob Kennedy, assassinado aos 42 anos
sanpaku monroe Olhos sanpaku
Marilyn Monroe, overdose aos 36 anos
sanpaku indira Olhos sanpaku
Indira Gandhi, assassinada por dois guarda-costas
sanpaku ledger Olhos sanpaku
Heath Ledger, overdose aos 28 anos
maysa sanpaku Olhos sanpaku
Cantora Maysa, acidente de carro aos 40 anos
E agora alguns casos de sanpakus que não morreram, ou morreram idosos:
sanpaku julianapaes Olhos sanpaku
Juliana Paes, viva e gostosa, na novela das 8
sanpaku bettedavis Olhos sanpaku
Bette Davis, morreu aos 81 anos, num hospital
sanpaku manson Olhos sanpaku
Charles Manson, vivo. Um raro yin sanpaku (violento)
sanpaku cherieblair Olhos sanpaku
Cherie Blair, esposa do britânico Tony Blair
sanpaku jakobdylan Olhos sanpaku
Jakob Dylan, filho de Bob e vocalista do Wallflowers
william waack sanpaku Olhos sanpaku
William Waack, todas as noites no Jornal da Globo

E agora? Qual é o SEU veredito?
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial