Como surgiu?
Quando inventaram o futebol em 1863, na Inglaterra, os goleiros não existiam, os jogadores da linha defendiam a bola com o pé. Só oito anos depois foi criada a posição de goleiros.
Com a modernização da posição com o passar dos anos, surgiu a necessidade de uma proteção para as mãos dos goleiros, já que o material da bola não era um dos melhores. Assim, precisamente em 1934, Karl Reusch, fundador da marca com seu sobrenome, aproveitou a oportunidade e criou luvas adaptadas que pudessem facilitar a vida desses atletas. Assim nascia a história desse equipamento.
O primeiro brasileiro goleiro a usar luvas
O primeiro brasileiro lembrado por usar este recurso é Jaguaré Bezerra de Vasconcelos, o Dengoso, goleiro do Vasco no final da década de 20 que possivelmente trouxe essa novidade da Europa para o Brasil um pouco antes de lançarem as luvas adaptadas.
O goleiro Jaguaré antes de ir para a Europa |
Tudo começou quando o Vasco da Gama foi o campeão carioca de 1929 e como prêmio o time fez uma excussão na Europa. Entre os relacionados para a viagem estava o goleiro Jaguaré, que na época era considerado um dos ídolos cruz-maltino por sua habilidade em defesas e molecagens dentro de campo que irritavam os adversários.
Chegando ao velho continente, os brasileiros sofreram com o frio e isso obrigou aos jogadores a colocaram vestimentas mais pesadas e no caso do goleiro, o uso de luvas de borracha para não adormecer as mãos. Jaguaré gostou desta novidade
Gostou tanto que, ao voltar ao Brasil em 1934*, impressionou a todos ao aparecer para as partidas do Vasco com a mesma vestimenta que usou na Europa: Terno branco e chapéu chile colocado de lado, além das luvas de borrachas. Por isso, Dengoso é lembrado até hoje por ter sido o primeiro brasileiro a usar luvas como equipamento de jogo.
*Após a série de jogos pelo Vasco, Jaguaré decidiu ficar na Europa e lá defendeu clubes como Barcelona e Oympique de Marselha, da França. Voltou ao Vasco só em 1934.
A adaptação em definitivo no Brasil
Mesmo com a iniciativa de Dengoso, a moda das luvas não pegou aqui no Brasil. Os goleiros brasileiros só começaram a jogar com luvas no começo dos anos 70. O maior exemplo dessa “teimosia” brasileira aconteceu na Copa do Mundo de 1970 quando o goleiro Felix era um dos únicos a não usar. Essa história é até curiosa, já que a imprensa européia comentava que ele era antiquado por jogar sem luvas. Chegou a final e ele colocou as luvas, fazendo com que todos ficassem com medo dele errar, por não estar acostumado. Mas deu tudo certo, o Brasil ganhou.
Félix |
0 comentários:
Postar um comentário