Na época em que o Michael Jackson morreu, muita gente lembrou que ele tinha “olhos sanpaku”.
Sanpaku é uma palavra em japonês que significa “três brancos” e define os olhos onde a área branca do globo fica visível também na região inferior ou superior, entre a íris e a pálpebra.
Ok. Pessoas com olhos sanpaku existem. A questão é saber se isso é sinônimo de alguma coisa.
Uma amiga do meu amigo e colega Cristiano Dalcin diz que os sanpakus são amaldiçoados, morrem cedo e de maneira trágica. É o que teria acontecido com Michael Jackson, princesa Diana e John Kennedy, por exemplo.
Numa abordagem mais “científica”, encontrei várias fontes relacionando a condição sanpaku com um “grave estado de desequilíbrio físico e espiritual”.
Foi o livro “Sois todos sanpaku“, do japonês George Ohsawa, criador da macrobiótica, que trouxe para o ocidente o conceito de sanpaku. A publicação afirma:
O sanpaku perdeu o contato consigo mesmo, com seu corpo e com as forças naturais do universo. Os sintomas do sanpaku podem ser reconhecidos como fadiga crônica, baixa vitalidade sexual, reflexos ruins, mau humor, incapacidade de dormir bem e falta de precisão nos pensamentos e ações. A macrobiótica é a maneira simples e natural de corrigir a perigosa condição sanpaku e criar um estado de saúde, harmonia e bem-estar, internos e externos.A macrobiótica é baseada na antiga filosofia oriental das forças universais Yin-Yang. Em termos de bioquímica, se orienta na importante relação entre sódio e potássio no corpo.
Em resumo: para a macrobiótica, olhos sanpaku são um sinal de que as coisas vão mal, naquele momento ou período da vida da pessoa. Mas daí a dizer que trata-se de uma maldição? Pois há quem acredite que é isso mesmo.
O próprio George Osawa teria escrito um artigo no New York Times, prevendo a morte de John Kennedy, de seu irmão Bob, de Marilyn Monroe e de outras celebridades de Hollywood.
No mundo das artes, o tema sanpaku já ganhou várias referências. A mais bizarra é um jazz de gosto duvidoso do artista Michael Franks. Na música é possível ouvir um coral de backing vocalscantando “Sanpakuuuuuuu”. O lendário John Lennon também cantou sanpaku. Na cançãoAisumasen (I’m sorry), aos 2:31, ele canta o próprio diagnóstico, algo que ouviu de Yoko Ono:
When I’m down, real sanpaku
And I don’t know what to doQuanto estou triste, verdadeiro sanpaku
Não sei o que fazer
E as citações não param por aí. O glorioso cinema brasileiro também deu sua contribuição, com o filme “A Maldição do Sanpaku“, estrelado por Patrícia Pillar e Rogéria (!!!). Patrícia interpreta uma sanpaku, namorada de um bandido. Ele acredita que a condição dela traz sorte, mas o desenrolar da trama (assim como o título) mostram que não é bem assim.
Para ser ainda mais científico, é preciso dizer que existem dois tipos de sanpaku, em conexão com a filosofia Yin-Yang.
Os “yin sanpaku”, com o branco aparecendo abaixo da íris, seriam pessoas mais fragilizados, “suscetíveis a perigos de origem externa”. É nesta lista que estão os sanpakus mais famosos, aqueles que morreram tragicamente.
Os “yang sanpaku” teriam mais propensão de “gerar perigo”, ou seja: teriam temperamento explosivo e violento. Este seria o caso do assassino Charles Manson.
Não encontrei nenhuma explicação, mas o olho da providência, um símbolo maçônico que aparece na nota de 1 dólar também é sanpaku:
Mas resta a pergunta: existe mesmo a tal madição dos olhos sanpaku? Quem os tem, morre cedo? Deixo a resposta na mão do caro leitor, com base na lista de personalidades.
É importante lembrar que nem todas as fotos de determinada pessoa mostram olhos sampaku. Em muitos dos casos abaixo, foi difícil encontrar fotos que “comprovassem” a condição sanpaku. Será mesmo que ela existia? Ou foi meramente uma casualidade, um ângulo diferente dos olhos em relação às lentes da câmera?
Gente que morreu jovem e/ou tragicamente:
E agora alguns casos de sanpakus que não morreram, ou morreram idosos:
E agora? Qual é o SEU veredito?
0 comentários:
Postar um comentário